Contents

O que é ETF e como investir

Tudo que você precisa saber para começar a investir em ETFs.

O que é ETF
credito: Marco Verchpor sob uma licença Creative Commons

O que vamos ver neste artigo

O que é um ETF

Como funcionas os ETFs

Tipos de ETFs

Vantagens dos ETFs

Desvantagens do ETFs

Custos de se investir em ETF

Tributação dos rendimentos dos ETFs

Como investir em ETFs

BÔNUS: O que são ETFs de criptomoeda e como ele funciona?

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Fund. São Fundos de investimentos que replicam um Índice, ou seja, são fundos que tem um índice como referência, como o Ibovespa ou o S&P 500, que é o índice que compõe as 500 maiores empresas das Bolsas de Valores dos Estados Unidos – NYSE e Nasdaq.

Um índice de ações é composto por conjunto de ações, dessa forma, ao invés do investidor comprar cada ação que compõe o índice, ele pode comprar o ETF desse índice. O Ibovespa possui atualmente 93 ações, desse modo, comprando o ETF BOVA11, que é o ETF que replica o Ibovespa, o investidor está investindo em 93 ações indiretamente. 

A vantagem é que, em vez de comprar cada ação que compõe o IBOVESPA (93 ações), o investidor compra uma cota de um ETF que vai refletir a performance dessas ações, o que torna a operação mais fácil e barata para o investidor. Ou seja, investir no ETF BOVA11 é investir em uma cesta de ativos. 

Existem ETFs de índice de Ações, de Renda Fixa, Ouro ou de criptomoedas.

Como funciona na prática:

Os ETFs, assim como as ações e os BRDs, são negociados na bolsa de valores, de forma semelhante a compra e venda de ações ou BDRs.

Sendo um fundo de investimento, os ETF são compostos por cotas. Cada cota representa uma fração de todos os ativos que formam o índice de referência.

Quando o IBOVESPA se valoriza em um dia, significa que o mercado financeiro se aqueceu nesse dia, mesmo que várias ações tenham caído, mas as altas superaram as baixas. 

Por outro lado, quando o IBOVESPA cai em outro dia, significa que o mercado financeiro está em baixa nesse dia, mesmo que várias ações tenham subido, mas as baixas superaram as altas. 

Dessa forma, um ETF que tem o IBOVESPA como referência, a exemplo do BOVA 11, vai subir quando o IBOVESPA tem alta e vai cair quando o inverso ocorrer. 

Quais são os tipos de ETFs?

ETFs de renda variável: Que são atrelados a índices de ações, como o IBOVESPA.

ETFs de renda fixa: Sim, existe ETF de renda fixa. São fundos que, apesar de serem negociados em Bolsa, estão atrelados a rentabilidade de índices de renda fixa, compostos por títulos públicos ou privados.

ETFs de moedas: que são atrelados a conjuntos de moedas.

ETFs de Criptomoeddas: atrelados a um conjunto de criptomoedas.

ETFs de commodities: Atrelados a um conjunto de commodities, podendo ser minério de ferro, algodão, soja, milho, dentre outras.

Vantagens:

Diversificação: Afinal, um ETF de um índice como o IBOVESPA, está atrelado a 93 ações, assim, várias delas podem cair de preço e outras podem subir e equilibrar o retorno. Assim, o investidor está aplicando em dezenas de empresa de uma só vez;

Taxas menores: Em comparação com os fundos de investimentos tradicionais, os ETFs geralmente possuem uma taxa de administração menor;

Menor burocracia e custo: Caso você quisesse investir diretamente em todas as ações do IBOVESPA, seria muito oneroso, tanto do ponto de vista do dinheiro necessário para comprar todas as ações, como do ponto de vista dos custos necessários de cada transação de compra;

Possibilidade de rentabilidade extra alugando seus ETFs: Assim como ocorre com as ações, quem tem ETFs e pretende mantê-los em carteira por longos períodos, pode disponibiliza-los para serem alugados a outros investidores que pretendem investir na venda a descoberto, e assim, receberma remuneração pelo aluguel. No entanto, enquanto o ETF estiver alugado, ele fica indisponível para o investidor que é dono dele, da mesma forma que ocorre com um imóvel alugado.

Para maiores informações obre Venda a Descoberto, clica aqui

Desvantagens:

Sem pagamento de dividendos diretamente: Ao investir em ações, o investidor pode receber dividendos, que é a distribuição de lucro da empresa. No entanto, apesar de um ETF ter em sua carteira diversas ações, o investidor não recebe diretamente os dividendos pagos pelas ações de empresas que compõe o índice ao qual o ETF está relacionado. No entanto, o ETF recebe os dividendos e incorpora ao lucro do fundo, que é reinvestido, fazendo com que o preço da cota negociada na bolsa se valorize;

Curiosidade: Nos ETFs americanos negociados nas Bolsas de valores do Estados Unidos há a distribuição dos dividendos recebidos de forma direta a cada cotista do fundo. Cada cotista recebe os dividendos de forma proporcional a quantidade de cotas que tem do ETF.

Você não se torna sócio das empresas: lembre-se, você comprou cotas de um ETF e não as ações diretamente, assim não se torna sócio de nenhuma empresa;

Sem isenção de IR: No BDR, não há isenção de imposto de renda, como nas operações com ações dentro do limite de R$ 20.000,00, dessa forma, você pagará o imposto de renda, caso haja lucro em suas operações.

 
Taxas do ETF
credito: Imagem de Linda por Pixabay

Custos e impostos

Custos na compra e venda

Para investir em ETFs na bolsa de valores no Brasil existem os mesmos custos de investir em ações, conforme a seguir:

Taxa de Corretagem: é a taxa que remunera a corretora pelo serviço de intermediação na compra e venda de ativos imobiliários, ela pode ser uma taxa fixa, como 4,90 por cada ordem enviada. Ou uma taxa em percentual, onde o investidor paga um percentual pelo valor total da operação. Algumas corretoras no Brasil não cobram taxa de corretagem. Cabe ressaltar que, sobre o valor da corretagem, incide ISS;

Taxa de administração: Taxa anual que varia de acordo com a gestora do fundo. Sendo o ETF um fundo de gestão passiva, a taxa de administração é menor em comparação com os fundos tradicionais, variando entre 0,20% e 0,80%. Fundos de investimentos tradicionais cobram entre 1% e 5%. Essa taxa remunera o trabalho da Gestora do Fundo;

ISS: cobrado sobre o valor da corretagem, caso não haja corretagem não será cobrado ISS;

Emolumentos: são valores cobrados pela bolsa de valores pela negociação;

Custódia: taxa que pode ser cobrada pelas corretoras para manter o ativo custodiado. No entanto, hoje, a maioria das corretoras não cobram taxa de custódia; 

Taxa de liquidação e negociação: são taxas da Bovespa, hoje custam 0,0050%, 0,0250%, respectivamente, totalizando 0,030% sobre o volume negociado para operação de swing trade.


Para day trade:

Até 1 milhão, as taxas serão de 0,0050% e 0,0180%, totalizando 0,0230%;

Até 5 milhões, as taxas serão de 0,0048% e 0,0177%, totalizando 0,0225%;

Até 10 milhões, as taxas serão de 0,0044% e 0,0166%, totalizando 0,0210%.

 

Imposto de Renda

Os rendimentos obtidos com a compra e venda de ETFs tem a incidência do imposto de renda. 

A tributação sobre o lucro da compra e venda ocorre mensalmente, dessa forma, o investidor precisa apurar seu lucro mensalmente e fazer o devido recolhimento de imposto de renda no mês subsequente ao do Lucro. 

A incidência de imposto de renda é sobre o Lucro, já abatidos os custos da operação (corretagem e emolumentos na compra e na venda). 

ALERTA: Não há faixa de isenção de IR como nas ações: 

Os investimentos em ações no Brasil têm isenção de imposto de renda, nos casos em que o investidor negocie valores de até R$ 20 mil no mês de referência. Na negociação de ETFs não existe essa isenção, ou seja, havendo lucro, sempre haverá tributação de IR.

Alíquotas de IR

As alíquotas de IR sobre o lucro com compra e venda de ETFs são diferentes para as operações de DayTrade e de Swingtrade.

DayTrade = 20%

Swingtrade = 15%

Há uma exceção, que são os ETF de fundos imobiliários que possuem alíquota de IR de 20%.

 

Exemplos de alguns ETFs negociados na Bovespa:

Lista de ETFs no Brasil

Renda Variável:

BOVA11: tem o IBOVESPA como referência; 

IVVB11: tem o S&P 500 como referência (índice que compõe as 500 maiores empresas das Bolsas de Valores dos Estados Unidos – NYSE e Nasdaq);

SMAL11: tem o Índice Small Cap (SMLL) como referência; 

BRAX11: tem o índice IBr-X 100 como referência (índice com as 100 empresas mais negociadas da Bolsa);

PIBB11: tem o índice IBr-X 50 como referência (índice com as 50 empresas com mais negociabilidade e representatividade da Bolsa);

NASD11: tem como referência o índice das 100 maiores empresas não-financeiras listadas na Bolsa Nasdaq, nos EUA;

EURP11: tem como referência o índice MSCI Europe (Índice com cerca de 85% do mercado europeu);

XINA11: tem como referência o índice MSCI China (Índice com ações de empresas chinesas);

BITH11: tem como referência a criptomoeda Bitcoin;

ETHE11: tem como referência a criptomoeda Ethereum. 

Como investir em ETFs na prática:

De forma genérica:

É necessário abrir uma conta em uma corretora de valores de sua preferência, caso ainda não tenha uma conta em uma corretora de valores;

Transferir seus recursos para sua conta na corretora;

Escolher o ou os ETFs que pretende comprar, sempre de acordo com o perfil do investidor;

Efetuar a compra no home broker de sua corretora;

Concretizada a transação, obter a nota de corretagem com o resumo da transação.

 

BÔNUS: O que são ETFs de criptomoeda e como ele funciona?

O que é um ETF de criptomoeda?

Um ETF de criptomoeda acompanha os preços de uma ou várias criptomoedas. Dessa forma, s ETFs de moedas digitais são Fundos que acompanham os índices relacionados aos principais criptoativos, a exemplo do Bitcoin, Ethereum, dentre outros.

O primeiro ETF ligado a uma moeda digital na bolsa brasileira foi o HASH11, da empresa Hashdex, em abril de 2021.

O primeiro ETF ligado ao Metaverso no Brasil foi o NFTS11, da empresa Investo, em abril de 2022.

 

ETFs de Criptomoedas negociados na Bolsa no Brasil

Atualmente a BOVESPA possuem 6 ETFs de moedas digitais: 

 
 
 
 
 
 

Nome do ETF 

 
 
 
 
 

Código do ETF  

 
 
 
 
 

Criptomoeda de referência  

 
 
 
 
 

Taxa 

De  

Administração 

 
 
 
 
 

 

 
 
 
 

 

 
 
 
 

 

 
 
 
 

 

 
 
 
 
 

Investo Vanek Metaverse 

 
 
 
 

NFTS11 

 
 
 
 

Metaverso (Mana, Sand, ASX, Gala, BAT, CHZ e ENJ) 

 
 
 
 

 

0,75% ao ano 

 
 
 
 
 

Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Indice 

 
 
 
 

HASH11 

 
 
 
 

Bitcoin + Ethereum, dentre outras 

 
 
 
 

 

1,30% ao ano 

 
 
 
 
 

QR CME CF Bitcoin Reference Rate 

 
 
 
 

QBTC11 

 
 
 
 

Bitcoin 

 
 
 
 

 

0,75% ao ano 

 
 
 
 
 

CME CF Ether Reference Rate 

 
 
 
 

QETH11 

 
 
 
 

Ethereum 

 
 
 
 

 

0,75% ao ano 

 
 
 
 
 

Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Rate 

 
 
 
 

BITH11 

 
 
 
 

Bitcoin 

 
 
 
 

 

0,70% ao ano 

 
 
 
 
 

Hashdex Nasdaq Ethereum Reference Price Fundo de Índice 

 
 
 
 

ETHE11 

 
 
 
 

Ethereum 

 
 
 
 

 

0,70% ao ano