Dia da Mulher: Cresce novamente o número de mulheres investidoras
- Dicas sobre finançasNoticias
- 8 de março de 2024
- No Comment
- 57
As mulheres estão investindo cada vez mais, mas ainda há desafios.
Neste artigo iremos ver:
Número de mulheres investidoras em 2023
Perfil das mulheres investidoras no Brasil
Por que as mulheres procuram fazer investimentos?
Qual é o investimento preferido das mulheres?
Qual o melhor banco para as mulheres?
Índice de mulheres sem conta bancária cai no Brasil
Qual é o destino do dinheiro investido pelas mulheres?
Tesouro Nacional e Banco do Brasil (BB) lançam ação para educação financeira de mulheres
Qual a vantagem do programa Educa+ Mulher?
Importância da educação financeira para as mulheres
Sobre a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro da AMBIMA
Futuro para as mulheres investidoras
35% das mulheres tinham uma aplicação financeira em 2023, contra 33% em 2022 e 28% em 2021. O principal destino do dinheiro das mulheres é para compra da casa própria (34%).
A sétima edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela AMBIMA e o Datafolha, mostra que o número de mulheres investidoras aumentou no Brasil pelo segundo ano consecutivo.
Mulheres investidoras em 2023
Em 2023, 35% das mulheres entrevistadas tinham algum produto financeiro; em 2022, esse percentual era de 33%. Já em 2021, o percentual era de apenas 28%.
Todavia, mesmo com o aumento, o público feminino ainda é menor do que o masculino.
40% dos homens entrevistados declararam que mantinham algum tipo de aplicação financeira, mesmo percentual de 2022.
Perfil das mulheres investidoras no Brasil
A pesquisa também traçou o perfil das mulheres investidoras. Segundo a pesquisa, o perfil das investidoras é o seguinte:
1) Em média, as mulheres investidoras têm 44 anos;
2) 50% são da classe C;
3) 42% possuem o Ensino Médio;
4) 52% residem na região Sudeste;
Segundo Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da AMBIMA:
“Do lado do mercado, são fundamentais os esforços em educação financeira, assim como o olhar mais atento a esse público, compreendendo melhor suas necessidades e seus objetivos”
Por que as mulheres procuram fazer investimentos?
Segurança (montar fundo de reserva) foi a principal razão para as mulheres buscarem aplicações financeiras; 38% das entrevistadas deram essa justificativa.
Apesar de os homens também buscarem segurança, um percentual menor deles afirmou que investem por esse motivo. 33% dos homens deram esse motivo ao explicar a razão de investir seu dinheiro.
17% das entrevistadas alegaram que investem para obter retorno financeiro.
Qual é o investimento preferido das mulheres?
Segundo a pesquisa, a poupança foi o investimento preferido pelas mulheres entrevistadas, mesmo resultado que a pesquisa de 2022.
1) 26% das entrevistadas afirmaram que preferem a poupança;
2) 4% das mulheres preferem os títulos privados de renda fixa, como CDB, LCA, LCI, Tesouro Direto, dentre outros. Em 2022, esse percentual foi de 3%;
3) 3% preferem os fundos de investimento;
4) E outros 3% têm preferência pela compra e venda de imóveis.
Qual é o melhor banco para as mulheres?
No Brasil, e conforme a pesquisa, 68% das mulheres preferem possuir conta em bancos tradicionais, como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander.
39% das entrevistadas preferem os bancos digitais, um crescimento de 5% em relação à pesquisa de 2022, cujo resultado foi de 34%.
Já em comparação com o ano de 2021, o ano de 2023 teve um crescimento de 12%, já que em 2021, 27% das mulheres preferiam os bancos tradicionais.
Índice de mulheres sem conta bancária cai no Brasil
O percentual de mulheres que não possuem conta em banco caiu para 15%, uma queda de 3%, já que no ano de 2022, esse percentual era de 18%.
Em 2021, 21% das mulheres não possuíam conta bancária no Brasil.
Qual é o destino do dinheiro investido pelas mulheres?
Comprar um imóvel é o principal destino das aplicações financeiras das mulheres. 34% das mulheres afirmaram que suas aplicações são para a compra da casa própria.
Índice parecido com o dos homens, 32% dos homens pensam da mesma forma.
18% das mulheres afirmam que suas aplicações são para aumentar seu patrimônio. Já 21% dos homens alegaram o mesmo motivo.
Tesouro Nacional e Banco do Brasil (BB) lançam ação para educação financeira de mulheres
O Tesouro Nacional e o BB lançaram o programa Educa+ Mulher. A meta é promover educação financeira às mulheres no Brasil.
Em nota, o Ministério da Fazenda informou:
“A iniciativa é pioneira no mercado e busca incentivar que as mulheres façam seu primeiro investimento, com foco no título de renda fixa Tesouro Educa+”.
Qual é a vantagem do programa Educa+ Mulher?
Fazendo qualquer investimento a partir de R$ 35, as mulheres ganham automaticamente uma apólice do BB Seguro de Vida Mais Mulher, válido por um ano.
Segundo o ministério, como forma de complementar as ações, as mulheres investidoras receberão, gratuitamente, conteúdos de educação financeira com dicas, análises e sugestões, além de cursos e uma assessoria humana e digital, por meio do WhatsApp.
Importância da educação financeira para as mulheres
Esse cenário destaca a importância da educação financeira para as mulheres, incluindo programas educacionais, workshops e recursos online disponíveis para ajudá-las a entender melhor os conceitos financeiros para assim, tomarem decisões de investimento mais conscientes.
Esse processo de educação financeira ajudará as mulheres a diversificarem melhor sua Carteira de investimentos. Deixando assim a poupança e conseguindo maiores retornos em outros investimentos tão seguros quanto.
Sobre a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro da AMBIMA
Esta é a sétima edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela AMBIMA e o Datafolha.
Foram entrevistadas 5.814 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Futuro para as mulheres investidoras
Neste cenário de evolução financeira e empoderamento, as mulheres se destacam como protagonistas no mundo dos investimentos, desafiando estereótipos e conquistando sua independência financeira.
Seja buscando segurança para o futuro, realizando sonhos pessoais ou contribuindo para um mundo mais justo e sustentável, as mulheres investidoras inspiram e transformam o cenário econômico global.
Seja qual for o seu perfil, cada passo dado representa um avanço rumo à igualdade e ao sucesso financeiro.
Nós da Base do Investidor vamos continuar contribuindo para um futuro de prosperidade e oportunidades para todas, através de nossos artigos sobre investimentos.