Clientes do Nubank, Cuidado! Novo golpe na praça
- Dicas sobre finançasNoticiasSegurança
- 22 de janeiro de 2024
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10 dicas para evitar cair em golpes e fraudes bancarias na internet
O que vamos ver neste artigo:
1) Novo golpe contra cliente do Nubank;
2) Como o golpe funciona;
3) Outras versões da fraude;
4) Orientações de como proceder para evitar cair em golpes como esse;
5) Como identificar se uma mensagem é Golpe?
6) O que diz o Nubank?
7) Quais as orientações de outros bancos?
8) Resumo das checagens que você deve realizar para evitar cair em golpes (10 dicas)
Criminosos estão usando o nome do Nubank e de outros bancos para aplicar golpes nos clientes. A vítima sem saber acaba repassando seus dados bancários e pessoais para a quadrilha. Ou pior, acabam instalando programas falsos que dão acesso ao celular da vítima para os bandidos.
Apesar da grande quantidade da tentativa de golpes seja para clientes do Nubank, identificamos que mensagens parecidas foram encaminhas para clientes dos maiores bancos do país. Clientes do Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica e banco Inter também receberam as mensagens maliciosas.
Como funciona o golpe?
Clientes do Nubank tem recebido mensagens no celular alertando sobre supostas compras em seu cartão de credito, com valores altos.
As mensagens pedem ainda que os clientes liguem para um número do tipo 0800 ou para um 4004, caso a vítima não reconheça a compra. O problema é que essas mensagens não foram enviadas pelo banco e sim por fraudadores.
Ao receber a mensagem o consumidor percebe que a compra não é devida e liga para o 0800 falso. Ao ligar para o número informado, a vitima é orientada a passar dados pessoas e bancários e até instalar um aplicativo no celular.
Neste momento os dados dos clientes são roubados, inclusive senhas e tokens. Os golpistas utilizam do prefixo 0800, para ganhar a confiança do consumidor, acreditando ser de uma empresa séria. Infelizmente, o prefixo 0800 ou 4004 não é mais garantia de confiabilidade.
Outras versões da fraude
Outra versão do golpe é o envio de mensagens afirmando que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo. Neste caso geralmente são enviando links maliciosos para o cliente evitar a suposta perda das milhas.
Nessa versão os dados e senhas também serão roubados em um site fraudulento, que se parece muito com o site oficial do banco.
O que devo fazer para evitar cair em golpes como esse?
A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) alerta que a orientação é não responder à essas mensagens, não ligar para os números indicados e não clicar nos links das mensagens suspeitas recebidas.
A instituição alerta ainda que clientes com duvidas devem ligar para a central que está acostumado a ligar, ou para o número que está no seu cartão de credito.
Outra alternativa é entrar no aplicativo ou na página oficial da instituição e procurar pelo número de contato correto para tirar dúvidas e obter maiores informações. Outra opção é falar com o gerente de sua conta.
Se você não for correntista do banco citado na mensagem, ignore a mensagem e bloqueio o número que enviou a mensagem.
Como saber se a mensagem é Golpe?
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) alerta que geralmente as mensagens possui um tom alarmante, urgente e extremista. Dessa forma, tenha cuidado com mensagens assim, fique atento e sempre desconfie.
Muitas vezes os fraudadores nem sabe qual é o banco que a vitima possui conta e faz o envio em massa de diversas mensagens utilizando os nomes das maiores instituições bancarias do país, na tentativa de acertar o banco no qual o cliente possui conta.
Fique atento a mensagens como a abaixo:
O que diz o Nubank?
Ciente da falsa central de atendimento utilizada para aplicar golpes em seus clientes, o Nubank tem alertado os consumidores com dicas e orientações contra esse tipo de mensagem por celular ou e-mail.
O banco afirma que comprou alguns endereços falsos na internet que são utilizados para aplicar golpes. Agora esses links falsos estão direcionando os clientes para portal de segurança do banco e orientando os clientes sobre a fraude.
Não sou cliente do Nubank e sim de outro banco o que devo fazer?
Alguns bancos possuem canais de denúncias. Após receber uma denúncia de fraude, essas instituições solicitam para as empresas de telefonia desabilitar o número que está se passando pela instituição.
Veja os canais de denúncias de alguns bancos e como denunciar essas tentativas de fraudes:
Bradesco: O banco pede que seus clientes encaminhem números, links e outras informações sobre a tentativa de golpe para seu canal de denúncias para o e-mail: evidencia@bradesco.com.br.
Itaú: A instituição também pede que seus clientes encaminhem números, links e outras informações sobre a tentativa de golpe para seu canal de denúncias, que é o e-mail: emailsuspeito@itau-unibanco.com.br.
Resumo das dicas e orientações de segurança na internet
Especialistas em cibersegurança recomendam:
1) Não clique em links enviados por mensagens;
2) Não ligue para números enviados nas mensagens;
3) Não passe dados bancários, senhas ou tokens por ligações telefônicas recebidas;
4) Bancos não enviam mensagens indicando números de telefones para que o cliente entre em contato;
5) Veja na página oficial do seu banco se há canais para denuncia de links e números recebidos. Alguns bancos já disponibilizam canais de denuncia em sua página ou aplicativo;
6) Não baixe aplicativos por links recebidos ou fora da loja oficial de aplicativos do seu celular;
7) Cuidado com números de telefone, muitas vezes os bandidos criam números falso bem parecidos com os números oficiais, fique atento;
8) Bancos não entram em contato com clientes solicitando senhas, chave de segurança, tokens, atualizações do aplicativo ou solicitando que o consumidor baixe um novo aplicativo ou que autorize o acesso remoto do seu celular, tablet ou computador;
9) Não digite ou informe senhas no aparelho telefônico quando você não efetua a ligação, ou seja, somente quando você liga para o número oficial da empresa é que você pode digitar seus dados no sistema no banco;
10) Bancos podem sim ligar para clientes para confirmar transações suspeitas no cartão de credito, mas eles não solicitam senhas, token e nem que o cliente baixe aplicativos.