A Azul vai comprar a Gol? Isso é bom ou ruim para o consumidor?

A Azul vai comprar a Gol? Isso é bom ou ruim para o consumidor?

Compartilhe nas redes sociais

Azul comprando a Gol: Saiba os potenciais Impactos da compra da Gol pela Azul no Mercado Brasileiro de Aviação. Empresa contrata assessoria internacional para tentar comprar a Gol.

Compra da Gol pela Azul
Compra da Gol pela Azul

Neste artigo iremos ver:

A Azul vai comprar a Gol?

Qual é a situação da Gol Linhas Aéreas?

Por que a Azul quer comprar a Gol?

É possível a Azul comprar a Gol?

Por que a Azul não compra a Latam?

O que o mercado diz sobre a compra da Gol pela Azul?

A compra da Gol pela Azul seria aprovada pelo CADE?

Qual é a situação da Azul Linhas Aéreas?

A Azul também pode pedir recuperação Judicial?

Como a compra da Gol pela Azul poderia impactar o mercado?

Se a Azul comprar a Gol os consumidores serão beneficiados ou prejudicados?

O que acontece com os funcionários da Gol caso a Azul compre a empresa?

A Azul também compraria a Avianca?

O que diz a Azul sobre a possível compra da Gol?

Conclusão

A Azul vai comprar a Gol?

A Azul Linhas Aéreas está estudando fazer uma oferta para comprar a sua concorrente Gol.

A ideia surgiu depois que a Gol pediu recuperação judicial (RJ) nos Estados Unidos. A Azul contratou uma assessoria internacional para colocar a ideia em prática.

A empresa está sendo assessorada pelo Citigroup e pela Guggenheim Partners.  A informação foi dada pela agência Bloomberg News.

Segundo a Bloomberg, existe a possibilidade de a Azul fazer uma proposta de aquisição total da Gol.

Situação da Gol Linhas Aereas
Situação da Gol Linhas Aereas

Qual é a situação da Gol Linhas Aéreas?

Fundada a Há 22 anos, a Gol possui cerca de 14 mil funcionários, com uma frota de 123 aeronaves. A Gol opera 800 voos todos os dias. Possuindo 34,1% de participação do mercado brasileiro de aviação civil.

Conforme noticiamos em nosso artigo “Recuperação Judicial da Gol (GOLL4): O que acontecerá com clientes, funcionários e investidores?” a gol entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA em 25 de janeiro 2024.

No artigo, falamos que a Gol possui dívidas da ordem de R$ 20 bilhões. E detalhamos a situação dos clientes, funcionários e de investidores que possuem ações da empresa.

Assim, como detalhamos como pedir ajuda em caso de problemas com voos da Gol.

A situação da Gol e difícil e a companhia não paga dividendos aos seus acionistas desde o ano de 2011.

Por que a Azul quer comprar a Gol?

O principal motivo pelo qual a Azul deseja comprar sua concorrente, é que quando a Gol sair da recuperação Judicial (Se sair), a Gol será uma empresa melhor capitalizada e com uma estrutura de custos menor.

Ou seja, a Gol saindo da RJ será uma concorrente mais forte para a Azul. Foi isso que aconteceu com a Latam após sair de sua recuperação Judicial em novembro de 2022.

É possível a Azul comprar a Gol?

Em primeiro lugar, a Azul precisaria, dentre outros desafios, ter o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em comunicado ao mercado a Azul declarou:

“A Azul está sempre atenta às dinâmicas estratégicas do setor aéreo e a possíveis oportunidades de parcerias (…) Você tem a obrigação com seus acionistas de observar as oportunidades que existem.”

Todavia, além do CADE, há um outro desafio para a Azul em sua tentativa de comprar sua rival.

A Gol opera com aviões Boeing 737, enquanto a Azul possui em sua frota aviões da Airbus e da Embraer. Essa aquisição poderia aumentar os custos de manutenção da Azul.

A azul vai comprar a latam?
A azul vai comprar a latam?

Por que a Azul não compra a Latam?

Se a Azul vai comprar a Gol, muito se pergutam por que ela não comprou a Latam. A Azul também tentou comprar a Latam quando essa entrou em recuperação judicial em maio de 2020. No entanto, a Latam não aceitou a proposta feita pela Azul na época.

O que o mercado diz sobre a compra da Gol pela Azul?

O mercado reagiu positivamente sobre a possibilidade de a Azul comprar a Gol.

As ações das empresas (AZUL4 e GOLL4) chegaram a subir 4,34%, e 4,76%, respectivamente, quando o assunto foi divulgado pela Bloomberg.

Mas vale lembrar que as ações da Azul acumulam queda de 25% em 2024, enquanto as ações a Gol caíram mais de 70% no mesmo período.

Para o Bradesco BBI, Banco de Investimento do Bradesco, em mensagem enviada a seus clientes, a operação seria positiva e declarou:

“Uma fusão entre as duas empresas poderia criar sinergias de receitas e custos, beneficiando as partes interessadas de ambas as empresas.”

Ricardo Jacomassi, economista-chefe da TCP Partners, em entrevista ao Portal Exame, concordou:

“operacionalmente a aquisição da Gol pela Azul pode ser vantajosa para as duas empresas”

A compra da Gol pela Azul seria aprovada pelo CADE?

Analistas de mercado acreditam que o CADE poderia sim aprovar a compra da Gol por sua concorrente, mas poderia haver ressalvas e condicionantes para a operação.

Esses analistas argumentam que a Azul tem 70% de sua rota sem sobreposição de rotas com a Gol.

Os voos da Gol estão concentrados de forma geral entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Já as rotas da Azul para outras cidades são muito maiores.

Em outras palavras, as rotas das duas companhias não são tão iguais.

Por outro lado, há especialista do setor, ouvidos pelo Base do Investidor, que afirmam que em um setor que atualmente conta com apenas três empresas, seria uma tarefa muito difícil obter a aprovação da compra pelo CADE.

Afinal, caso o órgão de defesa econômica aprove a compra da Gol pela Azul, transformaria o Brasil em uma espécie de duopólio no setor de aviação civil.

Qual situação da azul linhas aereas
Qual situação da azul linhas aereas

Qual é a situação da Azul Linhas Aéreas?

Fundada em 2008, a Azul se autodeclara como a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas.

A empresa possui mais de 900 rotas diárias para mais de 150 destinos. A companhia possui uma frota com 160 aeronaves e mais de 14 mil funcionários.

Segundo o banco suíço UBS a Azul possuía dívidas da ordem de R$ 35 bilhões até o terceiro trimestre de 2023.

Segundo o site da Azul, a companhia transporta cerca de 30 milhões de passageiros por ano. A empresa possui cerca de 28,7% de participação do mercado brasileiro, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No entanto, a empresa possui atualmente uma situação financeira delicada, principalmente na questão de sua dívida.

A empresa adiou o pagamento de suas dívidas, trocando títulos que iria vencer em 2024 e 2026 por títulos com prazo de vencimento maiores e que pagavam juros maiores aos investidores.

A Azul também pode pedir recuperação Judicial?

A Azul poderia sim, solicitar RJ nos EUA. Todavia, a empresa preferiu não utilizar esse recurso para controlador David Neeleman não perder participação na empresa. O que poderia fazer com que ele perdesse o controle da companhia.

Atualmente David Neeleman, fundador da Azul, possui 3% da Azul.

Na verdade, a Azul está tentando comprar sua concorrente com medo de ser comprada no futuro, o que poderia acontecer por uma empresa estrangeira.

A Latam tem como socio a Delta Airlines. Já a United Airlines é acionista da Gol e da colombiana Avianca.

Ou seja, muitas empresas estrangeiras possuem interesse em entrar no mercado brasileiro de aviação civil e comprar a Azul ou outras empresas brasileiras seria a forma deles entrarem no mercado.

O Brasil é um grande mercado na aviação civil, sendo o maior mercado da América Latina.

Mercado de aviação no BRasil
Imagem de tookapic por Pixabay

Como a compra da Gol pela Azul poderia impactar o mercado?

A possível comquisição da Gol pela Azul poderia impactar não apenas o mercado brasileiro de aviação, mas também as relações e competições no cenário internacional, considerando o interesse de investidores estrangeiros e possíveis parcerias internacionais.

Caso seja concretizada a compra da Gol, a Azul vai dominar quase 100 rotas no Brasil.

A crítica foi feita pelo economista, professor da FGV e ex-secretário da Fazenda Márcio Holland, que se mostrou preocupado com concentração de mercado.

Diversas cidades brasileiras teriam uma alta concentração de voos nas mãos de uma única empresa:

  • A cidade de Recife – PE teria 88% dos voos oferecidos pela empresa resultado dessa fusão;
  • Já Belo Horizonte teria 84% dos seus voos nesta situação;
  • Situação não muito diferente aconteceria em Salvador, que caso a fusão seja confirmada passa a ter 70% dos voos nas mãos da Gol e Azul.

Se a Azul comprar a Gol os consumidores serão beneficiados ou prejudicados?

Caso o negócio seja concretizado, geraria uma maior concentração no mercado de aviação no Brasil. O que sem sombra de dúvidas levaria a um aumento de preços das passagens aéreas, que já são caras no Brasil.

A queda na qualidade dos serviços também poderia acontecer, afinal, menor concorrência significa preços mais autos e serviços com uma qualidade menor.

Outra desvantagem para os consumidores Brasileiros seria a possível perda do programa de fidelidade Smile.

O que acontece com os funcionários da Gol caso a Azul compre a empresa?

A Azul comprando a Gol, precisamos Analisar os possíveis impactos da aquisição para os funcionários da Gol, há um cenário de possível perda de empregos, principalmente em rotas operadas por ambas as empresas.

A Azul também compraria a Avianca?

O Avianca colombiana pertence a Abra Group Limited, holding que também é dona da Gol Linhas Aéreas.

Conforme o jornal Valor Econômico, a proposta da Azul seria apenas para comprar da Gol e não da Avianca.

Vale lembrar que a Avianca e a Avianca Brasil, operava de forma distinta, embora possuía o mesmo nome e o mesmo sócio controlador.

A Avianca Brasil entrou com pedido recuperação judicial em 2018, numa tentativa de reestruturar suas finanças e continuar operando. Entretanto, a empresa teve suas operações suspensas pela ANAC em 24 de maio de 2019, até que a empresa comprovasse que possui condições de manter suas atividades.

No dia 6 de julho de 2020 a Avianca Brasil entrou com pedido de falência na Justiça. No dia 14 de julho de 2020, a justiça aceitou seu pedido e decretou a falência da Avianca Brasil.

O que diz a Azul sobre a compra da Gol
O que diz a Azul sobre a compra da GolAzul Linhas Aéreas

 O que diz a Azul sobre a possível compra da Gol pela Azul?

Em mensagem encaminhada para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia aérea declarou:

“A companhia gostaria de reforçar o seu compromisso com a observância das regras de divulgação de informações periódicas, eventuais e demais informações de interesse do mercado aplicáveis às companhias abertas, garantindo sua ampla e imediata disseminação e o tratamento equitativo a todos, de forma a evitar qualquer tipo de assimetria de informação que possa prejudicar seus investidores. Não negociamos e nem aprovamos nenhuma transação específica”

Conclusão

No mercado muito dinâmico como o da aviação civil, as estratégias de fusões e aquisições geram impactos significativos não apenas para as empresas envolvidas, mas também para os consumidores, funcionários e investidores.

É fundamental importância acompanhar essas transações e entender como elas podem influenciar o setor como um todo.

Estar informado e atento às mudanças é essencial para tomar decisões conscientes e bem fundamentadas no mercado financeiro.

Related post

Recuperação Judicial da Gol (GOLL4): O que acontecerá com clientes, funcionários e investidores?

Recuperação Judicial da Gol (GOLL4): O que acontecerá com…

Compartilhe nas redes sociais          A Gol (GOLL4) entra em recuperação judicial nos EUA: como fica a situação do consumidor? Neste artigo iremos…
A Gol (GOLL4) está falindo?

A Gol (GOLL4) está falindo?

Compartilhe nas redes sociais          O que é recuperação judicial da Gol (GOLL4)? Conforme divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, a companhia…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *